quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Relação entre Escritores da liberdade e Irandé


Para ter-se uma boa prática pedagógica é necessário ir além da gramática, deve apoiar-se em outros recursos.  Sejam, objetivos, programas de estudo e pesquisas ou escolha de atividades, considerando formas particulares para realizá-las e avaliá-las.
Uma prática eficiente deve estar fundamentada num corpo, princípios teóricos, sólidos e objetivos. Sem descartar a individualidade de cada ser.
“Bons professores, como aranha, sabem que lições, essas teias de palavras não podem ser tecidas no vazio. Elas precisam de fundamentos” [...]. (Rubem Alves, 2001:19)
Baseado nos princípios de prática pedagógica de Irandé Antunes relacionamos com o filme Escritores da Liberdade aplicação de métodos usados pela professora de inglês que fez a diferença em uma escola toda contra ela. Movida pelo amor a profissão e o respeito ao próximo, marca a vida dos seus alunos. Enxergou as particularidades da sua turma, pagou um preço para vê-los crescer, não se limitou a sala de aula, incentivou-os a leitura e a escrita, usando como artifício um diário onde poderiam contar sua própria história.
Atitudes simples e inovadas trouxeram aos alunos oportunidades de serem incluídos numa sociedade cultural que lhes proporcionassem uma educação de qualidade. Dedicou-se totalmente aos alunos tornando-se um eixo norteador que os motivava a buscarem mudanças em suas vidas.
Por fim, a educação deve ser utilizada como mecanismo de transformação individual e comunitária, onde haja interação entre professor, aluno, escola e sociedade.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA CAMPUS XVI
DOCENTE – KÁTIA LEITE
DISCENTES – DÁFNE, DEISIANE, GLAUCIVONE, NELCIMARE, SOLANGE, ZULENE
DISCIPLINA- PRÁTICA PEDAGÓGICA II


Nenhum comentário:

Postar um comentário