Planejamento


Introdução
O presente planejamento foi elaborado para os alunos do 8° Ano A/B da Escola Joel Americano Lopes. Utilizando como recurso pedagógico o livro A arte da palavra, destacando o texto  cujo tema é Agosto de 2026 chegarão chuvas suaves, que se encontra nas páginas 118 a 120 do livro referido. 
O procedimento da aula será explorado em dois momentos tendo uma duração de 50 minutos cada. Focalizando  a leitura e produção de texto.

Objetivos
1-    Observar  o nível de leitura dos alunos analisando aspectos como pontuação e fluência.
2-    Identificar e compreender a idéia central do texto pontuando elementos  que compõem a narrativa como tempo, espaço, personagens e enredo.

Estratégias
Primeiramente o professor ler o texto para que todos possam assimilar melhor  o conteúdo da narrativa. Em sequência os alunos fazem uma leitura coletiva.
Na segunda etapa o professor pede para que os alunos façam um circulo e instiga a classe para fazerem comentários, destacando os objetivos propostos  no enredo, no tempo, no espaço, nos personagens.

Atividades
O professor pede aos alunos que produzam um  texto  enfatizando  seu ponto de vista como estará o planeta no ano de 2026.
Após  a  conclusão da produção textual, cada aluno irá expor sua produção textual fazendo a leitura para a classe.

Avaliação
Através da observação feita analisar  o comportamento procedimental e atitudinal do aluno. Verificar se o texto produzido tem coesão, coerência e clareza.