RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES


INTRODUÇÃO
O presente relatório de observação foi realizado na Escola Municipal Joel Lopes dos Santos, nos dias 23 e 25 de agosto de 2011, no período matutino, para cumprimento de carga horária do componente curricular Prática Pedagógica II, do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XVI.
 As observações feitas nesta escola, têm por objetivo, conhecer o funcionamento geral da escola, bem como, identificar a prática pedagógica docente da disciplina Língua Portuguesa, na turma do 8º ano A/B da professora Érica Moitinho.
Portanto, vale à pena ressaltar que este processo observatório demonstrou-me os vários papeis que os professores de Língua Portuguesa desempenham na pratica educativa, além de clarificar a minha visão quanto o meu futuro papel como professora de Língua Portuguesa. Neste sentido, esta observação pôde significar toda teoria, ora socializada pela nossa docente Kátia Cristina, em minha pratica de observação, para que cada vez mais meus conhecimentos sejam aprofundados dando-me uma visão critica a cerca do ensino/aprendizagem ora vigentes.